Climatério e Menopausa
Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo - SP - 24 a 26 de maio de 2012
Contato
Mapa do Site
Home

O Congresso

O VII Congresso Brasileiro de Climatério e Menopausa foi um sucesso

O VII Congresso Brasileiro de Climatério e Menopausa ocorreu entre os dias 24 e 26 de maio deste ano, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
A edição anterior havia ocorrido em 2006 no Rio de Janeiro.
Nesta edição do congresso, os assuntos foram organizados, em sua grande maioria, no formato de TopTemas, ou seja, os temas foram apresentados de forma mais focada e em tempo menor, permitindo maior número de assuntos de interesse prático para o dia-a-dia e possibilitando mais debates.



Secretaria do evento

De uma forma geral, os colegas presentes avaliaram muito bem essa forma, justamente pela visão voltada mais para a prática de consultório e ambulatório.
Tivemos vários palestrantes internacionais de grande nome como o Professor Wulf Utian (EUA), fundador da NAMS (North American Menopause Society), que falou sobre os Guidelines em TH da NAMS , e sobre opções e_ cazes ao tratamento dos fogachos; o Professor Santiago Palacios (Espanha) com o tema sobre Atro_ a Urogenital e o Professor Michael McClung (EUA), que abordou o tema "Osteoporose Pós-menopáusica: onde estamos e para onde vamos?".



Auditório do 4º pavimento - Palestra

Além dos assuntos mais óbvios, tais como TRH e Osteoporose, outros, não com menos importância, também foram abordados, como, por exemplo, Avaliação do Risco Cardiovascular, Saúde Mental, Doenças Dermatológicas, entre muitos outros.

O presidente da SOBRAC, Dr. Marco Aurélio Albernaz, comemorou os 776 inscritos no evento, ainda mais ao considerar que o último congresso havia ocorrido em 2006. “Foram superadas muitas di_ culdades para tornar realidade esse importante congresso da agenda de eventos médicos brasileiros. No _ nal, _ ca a sensação de dever bem cumprido”, ressalta Albernaz.



Abertura – Dra. Maria Celeste (esq.) e Dr. Marco Aurélio (dir.)

A Dra. Maria Celeste Osório Wender, Presidente da Comissão Executiva do Congresso, destacou que a Comissão Executiva teve como tônica, desde o princípio, a preocupação em oferecer conteúdo cientí_ co atual, com foco prático e de elevado nível, além, é claro, da preocupação em ter palestrantes de grande qualidade.

O sucesso do evento só foi possível graças ao apoio da Indústria Farmacêutica, sem o qual não seria possível a realização do VII Congresso. Não podemos deixar de destacar nosso maior parceiro que é o Laboratório Bayer S/A, que expôs seu estande durante o evento, além de participar com um Lunch Meeting, com o tema Fatores que in• uenciam os resultados terapêuticos no climatério, onde pudemos contar com as aulas dos renomados professores César Eduardo Fernandes, Santiago Palácios e Angela Maggio da Fonseca.
Durante o congresso também aconteceu a Assembléia Geral da SOBRAC, na qual foi eleita a diretoria para o próximo triênio, composta por:

Presidente: Maria Celeste O. Wender (RS)
Vice-Presidente: Luciano de Melo Pompei (SP)
Secretário Geral: Marco Aurélio Albernaz (GO)
Secretário Adjunto: Aarão Mendes Pinto Neto (SP)
1º Tesoureiro: Rogério Bonassi Machado (SP)
2º Tesoureiro: Almir Antonio Urbanetz (PR)
Presidente do Conselho Científico: César Eduardo Fernandes (SP)
Representante do Conselho de Delegados: Jorge Nahás Neto (SP)

Membros do Conselho Científico: Nilson Roberto e Melo (SP)
Edmund Chada Baracat (SP)
Jaime Kulak (PR)
Lucia Helena Costa Paiva (SP)

Conselho Fiscal: Eliana Petri Nahás (SP)
Fernando Freitas (RS)
Marta Finotti (GO)
Adriana Orcesi Pedro (SP)

Membros do Conselho Deliberativo: João Sabino de L. P. Neto (PE)

Alberto Soares Pereira Filho (RJ)
Lucas Viana Machado (MG)
Ronald Perret Bossemeyer (RS)

Em vista da boa aceitação do evento, a SOBRAC planeja realizar o congresso a cada dois anos a partir de agora.

Clique para visualizar:

 - GRÁFICOS DE PARTICIPAÇÕES
 - FOTOS DO CONGRESSO